VI. Sexta série (Série final do terceiro ciclo): O meio ambiente terrestre    

     Sob este tema tratam-se os assuntos O planeta Terra no Sistema Solar; Características e transformações da Terra; Recursos hídricos; Atmosfera, ar e qualidade do ar; Biodiversidade em ambientes terrestres; Nutrição e saúde humana; Corpo e sexualidade. “O meio ambiente terrestre” aborda uma descrição do Planeta, considerando a sua estrutura, em particular, a da biosfera. Nesse sentido destacam-se a importância da energia solar e os movimentos da Terra na conformação do clima e dos diferentes ecossistemas. Estão presentes o homem e a biodiversidade do Brasil, na sua inter-relação. Também se projeta o ser humano quanto a sua sexualidade.

     Cada escola, cada aula, cada grupo de professor e alunos têm as suas características, conseqüentemente o professor, para cada atividade, deverá organizar o conteúdo, a abordagem metodológica e os objetivos derivados e contextualizados a partir da proposta. Nesta série os objetivos a considerar são os mesmos da série anterior, tendo em mente a organização por ciclos.

  VI Série
Objetivos
Descritores
Conte˙dos
 
     
   Objetivos
    1. Reconhecer que a humanidade sempre se envolveu com o conhecimento da natureza e que a Ciência, uma forma de desenvolver este conhecimento, relaciona-se com outras atividades humanas.

    2. Valorizar a disseminação de informações da vida social, econômica e ambiental de Rio Branco e da Amazônia.

    3. Valorizar o cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento de uma sexualidade sadia e não precoce, bons hábitos de alimentação, de convívio social e de lazer.

    4. Valorizar a vida em sua diversidade e contribuir com a conservação da flora e da fauna regional, bem como do ambiente escolar, da casa e da cidade.

    5. Elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais, formas de visualização e registro acerca da Terra, do meio ambiente terrestre, dos seres vivos e do próprio homem, considerando informações obtidas por modelos, observação, experimentação, tabulação, graficação, textos ou outras fontes.

    6. Confrontar as diferentes explicações e elaborações individuais e coletivas, enfatizando o caráter histórico do conhecimento e o progresso sistemático do alcance das explicações, para sobre essa base reconsiderar as idéias e suas interpretações.

    7. Elaborar perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e idéias para resolver problemas.

    8. Caracterizar os movimentos (relativos, aparentes) de corpos celestes, em particular, da Terra, do Sol e da Lua, na orientação espaço-temporal, na determinação das zonas climáticas, do tipo de vegetação, e do modo de vida hoje e no passado da humanidade, por exemplo, dos habitantes da América do Sul.

    9. Caracterizar as condições e a diversidade de vida no planeta Terra em diferentes espaços, particularmente, nos ecossistemas brasileiros e, em especial, na Amazônia.

    10. Interpretar as situações de desequilíbrio ambiental, em particular, as geradas pelas queimadas de biomassa na Amazônia e queimadas urbanas em Rio Branco, durante a estação seca.

    11. Identificar diferentes tecnologias de uso comum e industrial que permitem as transformações de materiais e de energia, necessárias às atividades humanas essenciais, hoje e no passado.

    12. Compreender a higiene e a alimentação humana, a obtenção e a conservação dos alimentos, sua digestão no organismo e o papel dos nutrientes e da água na sua constituição e saúde.

   
   Descritores de desempenho
 
    1. Reconhece a influência da Lua na cultura e na história dos calendários.
    2. Busca informações em fontes variadas e organiza dados mediante observação direta sobre a duração do dia e da noite em diferentes épocas do ano.
    3. Identifica através de observação direta ao longo do ano algumas constelações, planetas e estrelas recorrentes no hemisfério sul.
    4. Descreve a ocorrência das estações do ano no hemisfério sul e no hemisfério norte.
    5. Identifica manifestações locais das estações do ano.
    6. Descreve os movimentos em que participam os corpos celestes e a ocorrência de eclipses.
    7. Relaciona as transformações do solo com a ação de diferentes fatores (água, vento, antropização).
    8. Compreende que existem diferentes tipos de solo, caracteriza as suas propriedades e distingue os solos apropriados para cultivos.
    9. Descreve características (umidade, fertilidade, permeabilidade) de diferentes tipos de solo a partir de sua procedência (floresta, terreno sem cobertura vegetal, solo preparado para cultivo).
    10. Analisa as implicações no solo causadas por práticas inadequadas de cultivo.
    11. Identifica diferentes formas de degradação e poluição do solo.
    12. Reconhece processos de recuperação do solo e de adequação para o plantio.
    13. Reconhece o relevo terrestre na sua relação com os movimentos internos na estrutura da Terra.
    14. Explica que alguns materiais existentes no solo são provenientes da decomposição de organismos mortos, mediante a ação de microrganismos como fungos e bactérias.
    15. Localiza e descreve a bacia hidrográfica do rio Acre.
    16. Identifica as transformações ocorridas no rio Acre e como elas influenciam a vida e o entorno.
    17. Reconhece diferentes propriedades da água e suas utilidades.
    18. Identifica diferentes fontes de poluição da água.
    19. Explica a estrutura e composição da atmosfera e conceitua algumas variáveis meteorológicas.
    20. Exemplifica diferentes fontes de poluição atmosférica, em particular, as devido a queimadas e à circulação de veículos, e sua possível influência sobre as mudanças climáticas.
    21. Reconhece a importância da previsão do tempo e clima na orientação das atividades humanas.
    22. Relaciona a poluição do ar com a incidência de problemas e doenças respiratórias.
    23. Localiza as florestas tropicais e descreve as suas características.
    24. Caracteriza, em diferentes ambientes, plantas fixas no solo, epífitas, aquáticas e identifica a existência de plantas com sementes e sem sementes.
    25. Compara as características de diferentes ambientes, compreende que existem relações entre os seres vivos com os demais componentes (água, luz, solo, ar...).
    26. Produz textos narrativos e descritivos sobre os componentes e o funcionamento dos ambientes.
    27. Separa grupos de animais considerando aspectos específicos do corpo (anatomia interna e externa), os habitats e os comportamentos (hábitos diurno ou noturno, de reprodução, de alimentação, de construção de abrigos).
    28. Classifica os seres vivos quanto à obtenção de alimentos e hábitos alimentares (autótrofos, heterótrofos, herbívoros, carnívoros, onívoros, decompositores), organizando-os na cadeia alimentar.
    29. Descreve características na fisionomia e na composição de diferentes ambientes (aquáticos, terrestres, naturais e transformados), considerando também os ecossistemas brasileiros.
    30. Questiona e conhece elementos da nomenclatura descritiva biológica e reconhece que a história evolutiva de um grupo permite identificar os graus de parentesco existentes.
    31. Conhece e pratica o desenho de observação como um recurso fundamental nos estudos dos seres vivos.
    32. Caracteriza em diferentes ambientes os estratos herbáceo, arbustivo e arbóreo da composição vegetal, identifica e compara plantas características de determinados ambientes.
    33. Associa diferentes tipos de plantas com a sua utilização pelo ser humano, como fontes de remédios, madeira, papel e alimentos, reconhecendo que a exploração predatória pode levar à extinção de espécies.
    34. Compara exemplos de vegetais diversos em relação ao tipo de folha, estruturas de reprodução e outras características observáveis.
    35. Conhece os modos de obtenção de alimentos pelo ser humano.
    36. Reconhece aspectos socioculturais relativos à alimentação humana.
    37. Distingue diferentes tipos de nutrientes presentes nos alimentos, reconhece seu papel na constituição e saúde do organismo.
    38. Interpreta informações encontradas nos rótulos dos alimentos comercializados e nas dietas nutricionais, identificando a oferta de energia e nutrientes.
    39. Valoriza hábitos e atitudes saudáveis no consumo dos alimentos.
    40. Conhece e compreende a relação entre direitos do consumidor, qualidade de vida e o exercício da cidadania.
    41. Conhece e explica a função da alimentação para os animais e a importância de uma alimentação balanceada para a manutenção da saúde.
    42. Reconhece que a carência nutricional também é decorrente de consumo habitual de alimentos calóricos oferecidos pelos mercados desprovidos de nutrientes necessários ao consumo humano.
    43. Valoriza o próprio corpo e dos demais, bem como, as diferenças individuas do corpo e de comportamento nas várias fases da vida.
    44. Compreende que as manifestações sexuais fazem parte da vida e reconhece a exigência de momentos e lugares adequados para determinadas expressões da sexualidade.
    45. Estabelece relação entre o sistema reprodutor e demais sistemas do corpo, principalmente nervoso e endócrino.
    46. Localiza em desenhos, esquemas, peças anatômicas, nomeia e descreve funções dos órgãos do aparelho reprodutor masculino e feminino.
    47. Compreende o significado da reprodução humana nos aspectos biológicos, psicológicos, culturais, sociais e econômicos.
    48. Conhece os diferentes meios anticoncepcionais.
   
     
   Conteúdos
 
VI.1. O planeta Terra no Sistema Solar    
VI.2. Características e transformações da Terra    
VI.3. Recursos hídricos    
VI.4. Atmosfera, ar e qualidade do ar    
VI.5. Biodiversidade em ambientes terrestres    
VI.6. Nutrição e saúde humana    
VI.7. Corpo e sexualidade    
     
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