VII. Sétima série (Séria inicial do quarto ciclo): O ser humano no ambiente terrestre    

     Sob este tema tratam-se os assuntos: Mecânica celeste; O meio ambiente urbano; Estrutura e movimentação dos seres vivos; Consumo de água; Uso da energia elétrica; Gerenciamento do lixo; Organismo e nutrição; Doenças, conhecer para prever. “O ser humano no ambiente terrestre” aborda uma descrição do homem como estrutura biológica em relação às suas necessidades na vida moderna. Busca-se conhecer a estrutura e também como funcionam as coisas, como se organizam e quais leis e regularidades se associam com sua estrutura e funcionamento. Assim, aborda-se a importância da energia elétrica, do saneamento básico e outras infra-estruturas.

     O sentido histórico e de transformação, nas situações e suas interpretações deve estar sempre presente, e aproximado ao dia-a-dia, mas a partir desta série, as discussões sobre evolução, progresso, sociedade e ciência serão tratadas com maiores detalhes. Cada escola, cada aula, cada grupo de professor e alunos têm as suas características, conseqüentemente o professor, para cada atividade, deverá organizar o conteúdo, a abordagem metodológica e os objetivos derivados e contextualizados a partir da proposta.

  VII Série
Objetivos
Descritores
Conte˙dos
 
     
   Objetivos
    1. Compreender e exemplificar como as necessidades humanas contribuem para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e beneficiam-se desse conhecimento.

    2. Compreender as relações de mão dupla entre o progresso social e a evolução das tecnologias, associadas à compreensão dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.

    3. Valorizar a disseminação de informações da vida social, econômica, cultural e ambiental de Rio Branco e da Amazônia.

    4. Confrontar as diferentes explicações e elaborações individuais e coletivas, enfatizando o caráter histórico do conhecimento e o progresso sistemático do alcance das explicações e dos modelos para, sobre essa base, reconsiderar as idéias e suas interpretações.

    5. Elaborar individualmente e em grupo relatos orais, escritos, perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre as informações obtidas por meio de trabalhos práticos e de textos, registrando suas próprias sínteses mediante tabelas, gráficos, esquemas, textos ou maquetes.

    6. Compreender a importância histórica das teorias geocêntrica e heliocêntrica e como explicam os movimentos dos corpos celestes, relacionando esses movimentos a dados de observação.

    7. Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta, tanto no inorgânico quanto no orgânico.

    8. Compreender a organização celular, tissular, de órgãos e de sistemas, harmonizados pela fisiologia do sistema nervoso.

    9. Caracterizar as transformações tanto naturais quanto induzidas pelas atividades humanas na atmosfera, na litosfera, na hidrosfera e na biosfera, associadas aos ciclos das substâncias e ao fluxo de energia solar na Terra, reconhecendo a necessidade do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

    10. Compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando-o com o cuidado da alimentação e a higiene para a prevenção de doenças, bem como com a promoção de saúde e políticas públicas adequadas.

    11. Compreender a reprodução como função vital, caracterizar a reprodução humana e conhecer os diferentes métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.

    12. Compreender as necessidades fundamentais que demandam o bom funcionamento da infra-estrutura de Rio Branco e de cidades modernas de meio porte.

    13. Evidenciar as transformações de energia e as aplicações tecnológicas do passado, do presente e do futuro previsível e o papel da informação, das pesquisas científicas e da disseminação de seus resultados para todos.

   
   Descritores de desempenho
 
    1. Descreve o Universo na sua constituição de corpos celestes: galáxias, estrelas, planetas, cometas; considerando que o Sistema Solar integra a Via Láctea.
    2. Conhece a concepção antiga e moderna sobre a estrutura do Sistema Solar.
    3. Reconhece a importância histórica e científica da substituição da teoria geocêntrica pela teoria heliocêntrica da estrutura do Sistema Solar.
    4. Compreende as leis de Newton na sua aplicação universal.
    5. Valoriza a história da mecânica através dos avanços mostrados de Aristóteles a Einstein.
    6. Descreve as características e as técnicas de preparação do solo, bem como a origem e as propriedades dos materiais de construção.
    7. Conhece os princípios das máquinas simples, reconhece as suas características e aplicações.
    8. Elabora uma lista de ferramentas que são máquinas simples, as desenha e descreve o seu funcionamento.
    9. Reconhece que diferentes tecnologias, utilizadas ainda hoje, tiveram seus princípios inventados há muito tempo.
    10. Identifica, em equipamentos, o tipo de energia que utilizam e as transformações de energia que acontecem.
    11. Utiliza conceitos de sustentabilidade para avaliar as mudanças do ambiente local, opina e intervém na preservação do meio urbano.
    12. Conhece a legislação de uso e ocupação do espaço urbano e sabe quem fiscaliza e implanta programas de recuperação de áreas degradadas.
    13. Descreve as características de diferentes meios de transporte, considerando também sua potência, consumo de combustível e desempenho.
    14. Compreende o direito constitucional à moradia digna.
    15. Reconhece o sistema de sustentação do organismo humano e de outros animais.
    16. Reconhece a prática correta de exercícios físicos para o desenvolvimento saudável.
    17. Identifica deferentes tipos de alavanca no corpo humano.
    18. Conhece a importância e a função de determinados sais minerais na constituição dos ossos.
    19. Reconhece que a má postura corporal, a falta de exercícios físicos e os esforços repetitivos podem provocar dores e problemas na coluna e nos músculos.
    20. Analisa o sistema de distribuição de água na cidade, critica a falta de eficiência e compara os custos do tratamento da água e manutenção da rede com os valores cobrados ao consumidor.
    21. Constrói maquetes ou esquemas acompanhados de legendas, mostrando os componentes e o fluxo de água em sistemas hidráulicos da casa e da rede municipal.
    22. Compara aspectos tecnológicos de captação, tratamento e distribuição de água na rede municipal com sistemas simples usados em poços ou cacimbas nas propriedades (roldanas, baldes de puxar água).
    23. Identifica diferentes fontes de poluição da água, em particular, do rio Acre na área urbana.
    24. Conhece diferentes tecnologias que existiam antes do advento da eletricidade.
    25. Mensura e compara diferentes grandezas físicas nos fenômenos elétricos.
    26. Conhece a rede elétrica da casa, a instalação dos equipamentos, seus princípios de funcionamento e as transformações de energia que neles ocorrem.
    27. Entrevista a técnicos para esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento de equipamentos elétricos, seu consumo, perigos relacionados com a eletricidade, medidas de segurança e uso racional da energia elétrica.
    28. Conhece o funcionamento dos extintores de incêndio e o tipo de extintor utilizado em casos de incêndios elétricos.
    29. Conhece as características das centrais elétricas do Brasil, em especial, as de Rio Branco.
    30. Classifica os resíduos sólidos quanto à composição e origem; quantidade e diversidade, bem como tempo de decomposição.
    31. Sugere maneiras simples e práticas de reduzir a produção individual e coletiva do lixo.
    32. Reconhece a necessidade da disposição, coleta, tratamento, reciclagem e destino final adequados do lixo.
    33. Valoriza a prática da coleta seletiva do lixo com fins ao reaproveitamento de materiais no lixo doméstico e escolar.
    34. Reconhece e critica os despejos do lixo em locais inadequados, em particular, em lixões a céu aberto e barrancos.
    35. Identifica sistemas e órgãos do corpo humano em representações, descreve as funções dos diferentes órgãos e compara com as de outros vertebrados.
    36. Conhece os processos mecânicos e bioquímicos da digestão para fornecimento de estrutura e energia ao organismo.
    37. Identifica os processos de digestão, circulação, respiração e excreção como funções de nutrição do organismo.
    38. Mede a freqüência respiratória, compara com a pulsação cardíaca e verifica alterações após a realização de atividades físicas.
    39. Diferencia respiração celular de respiração pulmonar.
    40. Reconhece as trocas gasosas nos vegetais e como se estruturam as plantas.
    41. Compara os processos de fotossíntese e respiração, identificando qualitativamente as substâncias que participam das reações e seus produtos finais.
    42. Relaciona as diferentes formas de poluição do meio ambiente com a qualidade de vida.
    43. Conhece o direito ao saneamento básico e critica situações inadequadas.
    44. Valoriza o cuidado com o próprio corpo e com a saúde coletiva, reconhecendo a predisposição genética a certas enfermidades.
    45. Pratica hábitos de alimentação e higiene corporal saudáveis e rejeita o consumo de sustâncias danosas ao organismo.
    46. Reconhece a existência de doenças endêmicas e valoriza a prevenção.
   
     
   Conteúdos
 
VII.1. Mecânica celeste    
VII.2. O meio ambiente urbano    
VII.3. Estrutura e movimentação dos seres vivos    
VII.4. Consumo de água    
VII.5. Uso da energia elétrica    
VII.6. Gerenciamento do lixo    
VII.7. Organismo e nutrição    
VII.8. Doenças, conhecer para prever    
     
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