VIII. Oitava série (Série final do quarto ciclo): O inorgânico, o orgânico e aplicações tecnológicas    

     Sob este tema tratam-se os assuntos: Solos, rochas e recursos minerais; As células e as funções orgânicas; Defesa do organismo; Luz e visão, as cores; Som e audição; Tecnologias da informação; Pesquisas espaciais. “O inorgânico, o orgânico e aplicações tecnológicas” aborda uma descrição do homem como estrutura biológica em relação às suas necessidades na vida moderna. Considera-se ademais a estruturação das substâncias, as matérias primas; a energia, a radiação eletromagnética, luz e calor; a produção de informações e conhecimentos através das pesquisas e a transmissão de informações.

     Cada escola, cada aula, cada grupo de professor e alunos têm as suas características, conseqüentemente o professor, para cada atividade, deverá organizar o conteúdo, a abordagem metodológica e os objetivos derivados e contextualizados a partir da proposta.

     Nesta série os objetivos a considerar são os mesmos da série anterior, tendo em mente a organização por ciclos, mas, sendo a última série do Ensino Fundamental os assuntos apontarão para o fechamento do Ensino de Ciências Naturais a esse nível. Assim, os objetivos deverão ser revisados recorrentemente a esse fim.

  VIII Série
Objetivos
Descritores
Conte˙dos
 
     
   Objetivos
    1. Compreender e exemplificar como as necessidades humanas contribuem para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e beneficiam-se desse conhecimento.

    2. Compreender as relações de mão dupla entre o progresso social e a evolução das tecnologias, associadas à compreensão dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.

    3. Valorizar a disseminação de informações da vida social, econômica, cultural e ambiental de Rio Branco e da Amazônia.

    4. Confrontar as diferentes explicações e elaborações individuais e coletivas, enfatizando o caráter histórico do conhecimento e o progresso sistemático do alcance das explicações e dos modelos para, sobre essa base, reconsiderar as idéias e suas interpretações.

    5. Elaborar individualmente e em grupo relatos orais, escritos, perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre as informações obtidas por meio de trabalhos práticos e de textos, registrando suas próprias sínteses mediante tabelas, gráficos, esquemas, textos ou maquetes.

    6. Compreender a importância histórica das teorias geocêntrica e heliocêntrica e como explicam os movimentos dos corpos celestes, relacionando esses movimentos a dados de observação.

    7. Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta, tanto no inorgânico quanto no orgânico.

    8. Compreender a organização celular, tissular, de órgãos e de sistemas, harmonizados pela fisiologia do sistema nervoso.

    9. Caracterizar as transformações tanto naturais quanto induzidas pelas atividades humanas na atmosfera, na litosfera, na hidrosfera e na biosfera, associadas aos ciclos das substâncias e ao fluxo de energia solar na Terra, reconhecendo a necessidade do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

    10. Compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando com o cuidado da alimentação e da higiene na prevenção de doenças, bem como com a promoção de saúde e políticas públicas adequadas.

    11. Compreender a reprodução como função vital, caracterizar a reprodução humana e conhecer os diferentes métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.

    12. Compreender as necessidades fundamentais que demandam o bom funcionamento da infra-estrutura de Rio Branco e de cidades modernas de meio porte.

    13. Evidenciar as transformações de energia e as aplicações tecnológicas do passado, do presente e do futuro previsível e o papel da informação, das pesquisas científicas e da disseminação de seus resultados para todos.

   
   Descritores de desempenho
 
    1. Conhece tipos de rocha e a formação do solo, em particular, os solos do Acre.
    2. Discute sobre a exploração irracional dos recursos minerais e as conseqüências do seu esgotamento.
    3. Conhece alterações ambientais causadas pela retirada de diferentes recursos minerais.
    4. Compara o tempo geológico para a transformação e reposição natural dos recursos da biosfera ao curto tempo em que a humanidade os consome e destrói.
    5. Reconhece que a grande variedade de substâncias (simples e compostas) e suas propriedades é resultado de combinações entre elementos químicos.
    6. Identifica a origem e discute o consumo dos combustíveis (gasolina, querosene, diesel, álcool, carvão mineral e vegetal e gás natural) e analisa os impactos sobre o ambiente.
    7. Identifica as etapas do refinamento do petróleo e as aplicações dos derivados.
    8. Reconhece célula como unidade de vida, tecidos como agrupações celulares especializadas e diferencia célula animal de célula vegetal.
    9. Compreende o significado da reprodução humana, nos aspectos biológicos, psicológicos, culturais, sociais e econômicos.
    10. Seqüencia etapas da reprodução humana.
    11. Compara vantagens e desvantagens de diferentes métodos anticoncepcionais.
    12. Reconhece que o comportamento humano é influenciado tanto por condições internas quanto externas e compara as diferentes etapas de desenvolvimento físico e mental do ser humano.
    13. Diferencia drogas do ponto de vista do risco orgânico, da dependência que provoca e da aceitação legal e cultural.
    14. Compreende o processo de transmissão dos caracteres hereditários e a possibilidade de manifestações da herança.
    15. Reconhece que o ato sexual pode ser a causa de contágios de doenças venéreas, da AIDS e de Hepatites.
    16. Identifica as doenças sexualmente transmissíveis mais freqüentes, seus principais sintomas e compreende os modos de transmissão, reconhecendo o preservativo masculino e feminino como a prevenção mais indicada para os jovens.
    17. Compara o processo reprodutivo de diferentes seres vivos e reconhece a reprodução como uma função vital.
    18. Localiza em representações o sistema nervoso central e descreve funções dos diferentes órgãos.
    19. Valoriza e protege as diferentes formas de vida.
    20. Compreende e identifica os processos de defesa do organismo humano.
    21. Identifica fatores desfavoráveis à saúde pessoal e coletiva no meio em que vive.
    22. Reconhece que a automedicação e o uso indiscriminado de remédios coloca em risco a vida.
    23. Valoriza e participa das campanhas de vacinação.
    24. Identifica formas de interação da radiação eletromagnética com os meios.
    25. Reconhece diferentes aplicações tecnológicas relacionadas com som, luz e calor; e descreve formas de propagação da energia relacionada.
    26. Relaciona a energia eletromagnética com a energia que procede do sol e com a ocorrência do arco-íris.
    27. Compara o funcionamento da visão em diversos animais, identifica semelhanças e diferenças entre o funcionamento do olho humano e a câmara fotográfica.
    28. Reconhece a capacidade do olho humano na percepção das radiações luminosas e compara a região eletromagnética visível para diferentes animais.
    29. Identifica fatores que podem prejudicar a visão e conhece medidas para corrigir a deficiência visual.
    30. Descreve a estrutura e função da orelha humana.
    31. Reconhece a capacidade da orelha humana na percepção das ondas sonoras e compara a região audível para diferentes animais.
    32. Conhece algumas propriedades do som e aplicações importantes na medicina.
    33. Reconhece a importância da informação na sociedade contemporânea.
    34. Identifica diferentes meios de informação, bem como, analisa criticamente o sentido da liberdade de imprensa.
    35. Elabora uma linha de tempo sobre o progresso dos meios de informação.
    36. Conhece as propriedades das ondas de rádio e sua aplicação em telecomunicações.
    37. Compreende como se deu na era moderna o avanço nas pesquisas sobre o cosmos.
    38. Explica o que são os satélites artificiais e descreve sua manutenção em órbita, com aplicação das leis de Newton.
    39. Conhece as pesquisas espaciais desenvolvidas no Brasil e suas aplicações para o benefício social.
    40. Compreende a estrutura do universo e a evolução das estrelas.

 

 

     
   Conteúdos
 
VIII.1. Solos, rochas e recursos minerais    
VIII.2. As células e as funções orgânicas    
VIII.3. Defesa do organismo    
VIII.4. Luz e visão, as cores    
VIII.5. Som e audição    
VIII.6. Tecnologias da informação    
VIII.7. Pesquisas espaciais    
     
Ir para »     Capa   Índice    I    II    III    IV    V    VI    VII    IX    X    XI    XII